sábado, 5 de abril de 2014

Um resumo da escravidão no Brasil

Escravidão

A aula de História desta semana foi mais esclarecedora sobre a escravidão no Brasil. Alguns alunos se chocaram, outros colocaram em evidência o preconceito, que mesmo velado, ainda existe em relação à cor da pele de um ser humano.
Como vimos a escravidão ocorreu por motivos econômicos, ou seja mão de obra barata e, consequentemente, produtos mais baratos e maiores lucros para os donos de escravos.
A abolição também foi por motivos econômicos, já que o Brasil barateava seus produtos no mercado internacional por utilizar a força de trabalho do negro escravo, fora que a Inglaterra, querendo ampliar seus consumidores de tecidos precisavam de contar com pessoas que tivessem renda suficiente para adquirir estes e outros produtos industrializados.
A abolição também se deu por pressões abolicionistas tanto de alguns brancos, que se opunham a escravidão, como a luta de muitos negros que, fugiam ou eram alforriados, e lutavam contra a escravidão.

Abaixo um vídeo originalmente postado no YouTube que aborda o tema:


O endereço do vídeo é: http://www.youtube.com/watch?v=QXiXFsPpf-o


Quilombos e quilombolas

Um dos líderes negros apontados como ícone da resistência contra a escravidão no Brasil. Conheça agora um pouco da trajetória de Zumbi dos Palmares:
O vídeo foi produzido pela TV Câmara e está disponível no YouTube.


O endereço do vídeo é: https://www.youtube.com/watch?v=pMdZ80VnEy4

A condição do negro e o preconceito

É importante conhecer sobre como os negros vieram parar no Brasil, e como originou o preconceito contra os negros. Assista ao vídeo abaixo produzido pela TV Brasil e publicado no YouTube.


 Vídeo disponível no endereço https://www.youtube.com/watch?v=EadJFSGWfKc

Apesar de mais de um século após o fim da escravidão em nosso país o negro ainda luta para conquistar espaço digno em nossa sociedade. Por isso são necessárias campanhas e políticas públicas que visem a verdadeira promoção do negro e seus descendentes, como pelo fim do preconceito com relação à cor da pele. E essas campanhas não acontecem apenas no Brasil: veja um exemplo:


Agora veja uma campanha realizada pelo UNICEF contra o racismo no Brasil e destaca como brancos pobres e não brancos são os que mais sofrem por conta do preconceito


Mas, será que a abolição acabou realmente com a escravidão no Brasil? Quanto tempo ainda será necessário lutar contra o preconceito racial? Pare e pense!

Agora conheça Ana Maria Machado e sua obra "Menina bonita de laço de fita"


Vídeo originalmente publicado no YouTube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs

Até mais. 
Prof. Silvio


Nenhum comentário:

Postar um comentário