domingo, 13 de abril de 2014

Os Índios

Os Índios

Primeiros habitantes do Brasil, os índios já ocupavam boa parte do território brasileiro quando os portugueses chegaram aqui, em 22 de abril de 1500. O contato com o homem branco europeu, dito civilizado, e que se achava superior a qualquer um que não fosse branco, de foi tão pacífico, pois apesar de Pero Vaz de Caminha os descrever como sendo criaturas amigáveis, o resultado foi a quase extinção dos indígenas no Brasil.
E como os índios tinham hábitos e costumes diferentes daqueles do padrão europeu, e  viviam da terra e conviviam de maneira muito própria com a natureza, sua imagem acabou sendo associado à alguém preguiçoso, já que não se deixaram escravizar, e como criaturas ligadas à natureza.
O índio, por tempo, foi visto como uma subespécie fato que fez com que tudo o que deles viessem fossem distorcidos pelo homem branco, ou analisado como sendo algo exótico.
No entanto, eles precisam e devem ser vistos como alguém dotados de direitos assim como qualquer um de nós, e obviamente, respeitados por suas diferenças. Seu modo de vida e sua cultura devem ser preservados para que sua história se mantenha viva.
Agora, saiba um pouco sobre quem são os índios. E somente eles podem dizer como eles realmente são.

Vídeo originalmente publicado na YouTube no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=HA_0X2gCfLs

Neste outro vídeo mais informações sobre o modo de vida e a cultura indígenas.


Vídeo originalmente publicado na YouTube no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=-IVWKUMZbkI

Temos muitas imagens sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, no entanto fica difícil afirmar que sejam retratos fiéis da realidade. Ou seja, se as obras retratam exatamente o ocorrido. Porém, nem por isso devem ser desprezadas, é preciso olhá-las com criticidade.

Fonte imagem: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2012/05/chega-de-cabral-ao-brasil.gif

Abraços
Prof. Sílvio

Nenhum comentário:

Postar um comentário