sábado, 26 de abril de 2014

Dia do Trabalho

Trabalho e trabalhador

Conforme citado no podcast e visto na aula de História, as pessoas encaram o trabalho de maneira diferente. É verdade que o homem sempre teve, de alguma forma, executar algum tipo atividade para que pudesse sobreviver. Ao longo do tempo as formas de trabalho e as relações de trabalho foram se modificando. Mas, o grande marco da mudança nas relações de trabalho surgiram a partir da Revolução Industrial (Inglaterra - entre os séculos XVIII e XIX), que trouxe mudanças significativas nas formas de produção e consumo.
Antes, o trabalho era artesanal e as pessoas produziam aquilo que necessitavam para sua sobrevivência ou para trocarem por outros produtos dos quais necessitavam. Normalmente as pessoas realizavam o trabalho em suas casas ou propriedade rural, e trabalhavam mais como artesãos, agricultores ou alfaiates. 
A partir da Revolução Industrial as pessoas passaram a trabalhar nas indústrias, utilizando máquinas e equipamentos em linhas de produção, o que possibilitou uma padronização dos produtos, além de passarem a viver mais em centros urbanos e dependerem do salário que lhes era pago para sobreviverem. 
No filme "Tempo Modernos", quando o cinema era mudo e em preto e branco, Charles Chaplin fez uma crítica a nova relação entre capital e trabalho:


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=XFXg7nEa7vQ 

As fábricas passaram a contar com a força de trabalho da mulher e das crianças, fato que também começou a interferir nas relações familiares e, mais adiante, na constituição das famílias (coisa que vem mudando até hoje).

 
Fonte das imagens: http://pessoal.educacional.com.br/up/20021/1111376/t1311.asp


E se há diferentes formas das pessoas encararem o trabalho também há diferentes formas dos sistemas políticos econômicos, de estudiosos como historiadores, filósofos, sociólogos, economistas, etc... encararem o trabalho e as relações entre capital e trabalho. Isso você poderá pesquisar mais adiante durante as novas etapas de estudo.

Por enquanto, o seu trabalho, enquanto aluno, é estudar. Vá em frente e dedique-se a ele. 

Prof. Silvio Luís
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário