sábado, 19 de abril de 2014

Dia da Terra

Dia da Terra

O Dia da Terra começou a ser comemorado na década de 70, nos Estados Unidos, por iniciativa do senador Gaylord Nelson. A ideia dele era conscientizar as pessoas e o governo norte-americano quanto à necessidade de preservação do meio ambiente e de se adotar medidas de desenvolvimento sustentável.
Aos poucos a iniciativa foi ganhando força, até que, em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o Dia da Mãe Terra, a ser comemorado anualmente no dia 22 de abril. Na mesma época a ONU publicou um documento chamado de Carta da Terra.
No link ao lado você poderá acessar o documento original, traduzido para o português http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf

Porém, como forma de facilitar o entendimento das novas gerações e contribuir para que as escolas pudessem trabalhar o conteúdo de acordo com o entendimento das crianças, a Carta da Terra ganhou uma versão para crianças, a qual você poderá acessar clicando neste link: http://www.parceirosvoluntarios.org.br/images/Capa/file/CTparacriancasNAIA.pdf

No site do Ministério do Meio Ambiente há um vídeo que traz a Carta da Terra. Efetuamos o download do mesmo e estamos publicando o material aqui no nosso blog.


OBA

Agora, vamos aproveitar que estamos falando sobre o Dia da Terra para tratarmos da OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Vamos então assistir ao vídeo "A origem do Planeta Terra"?

O vídeo acima foi originalmente publicado no site YouTube, no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=6eKH3btIUlo

Aproveite para acessar o site da OBA, para ver quanta coisa interessante há por lá, inclusive um simulado que poderá ajudá-lo na prova que iremos realizar no dia 16 de maio.  Acesse o link a seguir: http://www.oba.org.br/site/index.php

Descobrimento do Brasil


Que tal você pesquisar sobre a chegada do portugueses ao Brasil e que os livros de História tratam como tendo ocorrido o "Descobrimento do Brasil"?

Talvez sua pesquisa e opinião sobre este fato histórico poderão ser publicadas aqui no nosso blog.

Tente! Pesquise e reflita sobre o assunto.


Abraços
Prof. Sílvio Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário