sábado, 10 de maio de 2014

Caminhos do Verde

Caminhos do Verde

Entre os projetos que formam a proposta do Programa Ler e Escrever está o "Caminhos do Verde", cuja proposta é fazer com os alunos descubram espaços que preservam a fauna e flora e também destinados ao lazer e à pesquisa. Como moramos em Assis, e estamos distantes da capital paulista cerca de 450 quilômetros, falar sobre estes espaços localizados na cidade de São Paulo, por mais interessantes que sejam, fogem da realidade dos alunos. Porém, a internet nos possibilita fazer uma viagem até lá sem que saiamos da nossa escola, da nossa casa, da nossa cidade. 
Assim, convidamos você para conhecer um pouco mais sobre os espaços citados no caderno de atividades do Ler e Escrever. Vamos começar pelo Jardim Botânico de São Paulo. Trata-se de um vídeo produzido pela TV Uniesp, e que nos apresenta um pouco do local e possibilita uma visualização ou ampliação do que discutimos em sala de aula.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=p-qfFewtaIg

Saindo do Jardim Botânico, podemos dar uma esticada até o Jardim Zoológico, que fica bem ao lado. No entanto vamos seguir pela cidade e chegar até o Bairro do Ipiranga, onde, um pouco acima do Museu do Ipiranga (Parque da Independência), está o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=EZpYvKKzVhw

Agora vamos dar um pulinho até Embu das Artes, onde está instalado o Parque Cidade das Abelhas

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=mEH2ZfpVGO0

Por fim vamos andar um pouco mais, e dar uma paradinha no Parque Villa Lobos, localizado no Bairro de Pinheiros. O vídeo é uma produção de Alessandro Ilário, não há narração, porém possibilita conhecer um pouco dos espaços do parque e as atividades que visitante pode praticar. O Parque Villa Lobos fica bem ao lado da Marginal Pinheiros, e é uma ilha de sossego em meio da agitação da paulistana.



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4WPdU_T7AC0

Aqui em Assis, recentemente a Prefeitura lançou seu novo site, e nele há um vídeo que mostra alguns pontos de lazer e de passeio em nossa cidade.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xuoEjAr7wg0 

Creio que com estes vídeos, e mais o material do Ler e Escrever, vocês possam ter conhecido um pouco mais sobre a cidade de São Paulo e sobre a nossa cidade. 
Interessante que numa das atividades era solicitado que os alunos apontassem as áreas de lazer do nossa cidade. Um aluno, de pronto, disse: "aqui não há o que fazer, professor", com o que alguns outros concordaram. Porém, quando partimos para a elaboração de uma lista eles se surpreenderam, e reviram sua ideia sobre a nossa cidade. Eram espaços que nem todos conheciam, ou conhecem, e outros que sabem que existem, porém nunca lá estiveram ou quase não frequentam.
Assim, foi possível que os alunos por si só se atentassem um pouco mais para o que a cidade tem a nos oferecer.

Ouça abaixo o nosso podcast, que cujo episódio fala sobre a imigração no Brasil Abraços

Silvio Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário